segunda-feira, 13 de junho de 2011

A importância de uma boa hidratação



água é o principal componente do ser humano, perfazendo cerca de 60% do seu peso. Esta molécula está envolvida em muitas funções do nosso organismo, nomeadamente no transporte de nutrientes para as células e de produtos tóxicos para fora do corpo, na excreção de metabolitos através da urina, na termorregulação e na participação em reacções facilitadoras do processo de digestão.
Tendo isto em linha de conta e também o facto que existem condições que levam à perda de água e possível desidratação (respiração, transpiração, baixa ingestão de líquidos, diminuição da função renal, fezes e urina), torna-se imperativo repôr estas perdas.
Assim, em situações de desidratação, podem surgir os seguintes sintomas como sede, cansaço mental e corporal, sensação de aumento da temperatura corporal, vertigens e tonturas, cefaleias, náuseas ou vómitos e alterações visuais e auditivas. Como resultado da desidratação, vários sistemas do nosso organismo vão ser afectados, com consequências negativas para a nossa saúde.
Um bom método para avaliar o grau de hidratação é o cheiro e a cor da urina. Uma urina normal é clara, abundante e inodora. Porém, é necessário ressalvar que alguns fármacos podem alterar a cor da urina.
Na sequência do que foi dito anteriormente, é fundamental uma boa hidratação. A água é a fonte de hidratação, por excelência, recomendando-se a ingestão de cerca de 1,5 litros por dia (cerca de 8 copos). No entanto, existem outras formas de se obter uma ingestão diária de água adequada, através de outras bebidas e/ou alimentos ricos em água.
Esses líquidos e/ou alimentos são as infusões sem adição de açúcar (camomila, tília, limonete), a fruta, os sumos naturais, as hortaliças, o leite, os iogurtes e a sopa (2 pratos de sopa por dia equivalem a, aproximadamente, 500 ml de água). De acordo com o Dr. Emílio Peres, um dos maiores especialistas na área da nutrição em Portugal, a sopa é autêntica tisana medicinal, isto é, não se cinge apenas à sua riqueza nutricional, é um verdadeiro remédio caseiro.
A água é essencial à vida e, como tal, devemos fomentar o seu consumo para uma vida mais saudável.

Foto: Google


Maria João Pena
Nutricionista

Sem comentários:

Enviar um comentário