quinta-feira, 16 de junho de 2011



Entorse de Tornozelo


O que é uma entorse do tornozelo?
A entorse do tornozelo é uma lesão de um ou mais ligamentos do tornozelo, geralmente no exterior do tornozelo. Os ligamentos são faixas de tecido - como faixas elásticas que conectam um osso ao outro para manter as articulações juntas.



Na articulação do tornozelo, os ligamentos proporcionam estabilidade, limitando os movimentos laterais.Algumas entorses do tornozelo são muito piores do que outras. A gravidade de uma entorse do tornozelo depende se o ligamento foi estirado, parcialmente roto, ou completamente roto, bem como do número de ligamentos envolvidos.

O que causa uma entorse de tornozelo?As entorses do tornozelo resultam com frequência de uma queda. As entorses do tornozelo ocorrem normalmente durante a prática de desporto, por uso de calçado impróprio, ou ao caminhar ou correr sobre uma superfície irregular.Às vezes ocorrem devido a tornozelos fracos. Lesões anteriores nos tornozelos ou pés também podem enfraquecer e causar lesões do tornozelo.

Sinais e SintomasOs sinais e sintomas de entorse do tornozelo podem incluir: • Dor• Inflamação• Hematoma• Dificuldade em caminhar• Rigidez da articulaçãoA intensidade desses sintomas pode variar, dependendo da gravidade da entorse. Às vezes, a dor e a inflamação não estão presentes nas pessoas com entorse do tornozelo, mas podem sentir que o tornozelo está inseguro e instável quando andam.

Porquê da necessidade de cuidados médicos em breve
Há quatro principais razões para que o tornozelo deva ser prontamente avaliado e tratado por um médico especialista do pé e tornozelo:Primeiro, um tornozelo não tratado pode levar à instabilidade crónica do tornozelo, uma condição caracterizada por desconforto persistente em que o tornozelo torce facilmente. Também pode desenvolver fraqueza na perna.Segundo, você pode ter sofrido uma lesão mais grave, em conjugação com uma entrose do tornozelo. Isso pode incluir uma fractura óssea grave, o que pode causar complicações quando não tratada. Terceiro, uma entorse do tornozelo pode ser acompanhada por uma lesão que provoca desconforto no pé, mas que não foi detectado até o momento.Em quarto lugar, a reabilitação de uma entorse de tornozelo deve começar o mais cedo possível. Se a reabilitação for adiada, o prejuízo pode ser o de não ter nenhuma hipótese de curar correctamente.Ao avaliar a sua lesão o médico especialista colherá a sua historia clínica, analisa a área lesada, e pode solicitar um exame radiológico (Rx), uma ressonância magnética ou um TAC (tomografia axial computorizada) para ajudar a determinar a gravidade da mesma.

O tratamento não-cirúrgico e de ReabilitaçãoQuando sofre uma entorse de tornozelo, a reabilitação é crucial - e começa o momento de iniciar o tratamento. O seu médico especialista pode recomendar uma ou mais das seguintes opções terapêuticas:
Dependendo da gravidade da lesão, pode ser-lhe colocado um gesso curto para manter o tornozelo imobilizado. Pode também precisar de usar canadianas.
Fisioterapia precoceIniciar um programa de reabilitação o mais rapidamente possível para promover a cicatrização e aumentar as amplitudes de movimento da articulação. Isso inclui exercícios.
MedicamentosAs drogas anti-inflamatórias não esteróidestais como o naproxeno, iboprofeno, etc podem ser recomendadas para reduzir a dor e a inflamação.
GeloPode ser sugerido o seu envolvimento em gelo várias vezes ao dia, até que a dor e a inflamação diminuam. Não colocar o gelo directamente na pele.
Ligaduras de compressão Para prevenir mais inflamação, pode ser necessário manter seu tornozelo ligado com uma faixa elástica ou meia.
Quando é necessário recorrer a cirurgia?Nos casos mais graves pode ser necessário recorrer à cirurgia para tratar adequadamente uma entorse do tornozelo. A cirurgia muitas vezes envolve o reparo do ligamento danificado ou ligamentos.
O cirurgião ortopedista irá eleger o procedimento cirúrgico mais adequado para o seu caso, baseado no tipo e gravidade da lesão, assim como no seu nível de actividade
Após a cirurgia, a recuperação é extremamente importante. Completar o seu programa de reabilitação é fundamental para um bom resultado.
fonte: CROB
foto:google

Sem comentários:

Enviar um comentário