terça-feira, 25 de outubro de 2011

Conheça a diferença entre ruptura e contratura muscular.


sintomas da ruptura e da contratura muscular são muito parecidos:uma sensação de que o conjunto de fibras se “encolhe” ao mesmo tempo que queima e,normalmente, não dá para seguir correndo.
Mas pode haver alguns equívocos.
Claro, apenas o médico poderá dar o diagnóstico e o tratamento exato.
Qual a diferença?
No caso da contratura, o músculo simplesmente se encolhe, formando uma bola.
Porém não existe a ruptura fibrilar.
É o que pode ocorrer após uma sobrecarga produzida pelo excesso de treinamento, e, com uma ou várias terapias com massagem, por exemplo, essa contratura pode “baixar".
Se, ao contrário, essa contratura é muito forte, talvez seja necessário um período de repouso de quatro a seis dias para que o massagista possa começar a trabalhar sobre ela, porque no primeiro momento a inflamação é muito grande e doída.
Nesse caso, o melhor a fazer é deixar a inflamação diminuir.
Durante este espaço de tempo, se puder e o médico autorizar, você pode continuar correndo em ritmo suave.
Assim se incrementa a circulação sanguínea, o músculo esquenta e o hematoma tende a diminuir E se houver ruptura?

Mas se o caso for de ruptura quer dizer que em algum ponto o músculo se quebrou e um número de fibras foram “cortadas”.
Nesse caso o trabalho de massagem também é importante, normalmente a partir do segundo ou terceiro dia após a contusão.
Porém, o atleta precisa estar certo de que não poderá correr por um período de no mínimo três, quatro ou até cinco semanas, em função do grau da ruptura das fibras musculares sofrida. Recuperação

A recuperação deve ser feita com massagens desde o momento em que seu médico lhe aconselhar, usando o binômio "frio-calor", para que o fluxo sanguíneo se revitalize e a inflamação reduza. Usa-se gelo sobre a zona afetada várias vezes ao dia, por um período de 10 minutos e, posteriormente, uma pomada anti-inflamatória.
Para evitar queimaduras não coloque o gelo direto na pele.
Prefira usá-lo sobre um pano entre a pele. O importante é saber qual o melhor tratamento: a prevenção. Por isso, quando estivermos sem lesões é importante aquecer e fazer alongamento antes e depois de cada treinamento, assim como ir ao massagista, se possível, uma vez por semana ou pelo menos uma a cada 15 dias para conseguir uma "descarga" muscular. Sobretudo tenha paciência. As lesões são parte da vida do esportista como também são os recordes, os fracassos, as más corridas, as boas e as vitórias pessoais.
Fonte: runner.com

Sem comentários:

Enviar um comentário