sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Roupas de fitness Patuá




Exercícios na praia

A hora do exercício pode ficar muito mais agradável com o visual paradisíaco da areia e do mar. Além de pegar um bronzeado, essas atividades proporcionam alto gasto calórico e produzem efeitos benéficos para o corpo e mente.
Aprenda a usar sua velha cadeira de praia e a esteira de palha em utensílios indispensáveis para treinar ao ar livre.
O cenário típico do verão também é palco ideal para treinar ao ar livre.
O bacana é que os conhecidos acessórios “praianos” viram itens indispensáveis também para a prática de atividade física.
Na esteira de palha, por exemplo, é possível realizar uma série localizada de abdominais, flexão de braços, exercícios para os glúteos e pernas.
Na areia batida pode-se realizar, movimentos basicos como os exercícios de agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.
Para uma série de alongamento, pode-se utilizar a cadeira de praia como apoio, o que possibilita vários exercícios diferentes, como:
com os pés paralelos e a mãos segurando o encosto da cadeira, faça um leve agachamento com a coluna reta;
com uma perna dobrada na frente e a outra esticada atrás, alongue a parte posterior da perna;
com a perna estendida e os pés paralelos, estique os braços e alongue a coluna formando uma “mesinha”,
com uma perna cruzada sobre a outra, agache para alongar o quadril.

Aquela caminhada inocente na beira do mar traduz um forte treino de resistência.
“Como a água é mais densa que o ar, caminhar com a água nos joelhos necessita de mais esforço, queima mais calorias e fortalece as pernas”, detalha.

Ainda dentro do mar, agora com a água na cintura e os braços abertos, a ideia é exercitar os músculos da região do tronco.
“Vire o corpo para um lado sem mover o quadril e tire o calcanhar da perna oposta do chão, repita o movimento com o outro lado”.
Indicado para homens, mulheres, atletas ou não, é ideal para quem deseja secar as gordurinhas e tonificar o corpo neste verão.
Aproveitem, e não se esqueçam do protetor solar!
fonte: adaptação/ melhoramiga.com

Como retardar o envelhecimento com musculação.


G
H é a sigla que denomina o hormônio do crescimento (do inglês Growth Hormone). Ele exerce papel fundamental na síntese de proteínas, o que é importantíssimo para o nosso organismo. Em outras palavras, é absolutamente indispensável para a recuperação dos treinos, o aumento de massa muscular e para retardar o processo de envelhecimento.Na infância, o GH é liberado em grandes quantidades. À medida que ficamos mais velhos, porém, sua produção diminui. O resultado disso nós já sabemos: perda de massa muscular e aumento da porcentagem de gordura corporal.Estudos têm demonstrando, porém, que alguns métodos de treinamento aumentam a produção de GH1,2. Um deles é o treinamento de força. “Puxar ferro” provoca a liberação desse hormônio em grande quantidade, o que explica o crescimento dos músculos. Só que não é necessário ficar “marombado” para liberar GH, como demonstra a pesquisa 3 abaixo:- 10 homens fisicamente ativos (média de 26 anos) foram submetidos a sessões de 30 minutos de corrida em uma esteira em diferentes intensidades: muito leve, leve, moderadamente desconfortável e a última na maior velocidade que poderia ser mantida durante os 30 minutos.- A dosagem de GH foi medida por coletas de sangue feitas antes, imediatamente após e outras diversas até quatros horas após o término da sessão de exercício. No quadro abaixo, você pode visualizar a quantidade de GH liberada para cada intensidade. A concentração do GH que aparece é medida em microgramas por litro de sangue (ug/L).Como podemos observar, quanto maior a intensidade, mais GH é liberado na corrente sanguínea. No entanto, mesmo em intensidades mais leves, há benefícios.Em se tratando da liberação do “hormônio da juventude”, não podemos aplicar a regra do quanto mais, melhor. Após cerca de 40 minutos de atividade o corpo começa a produzir outro hormônio, o cortisol, que tem efeito contrário: provoca acúmulo de gordura, debilita o sistema imunológico e causa perda de massa muscular.O ideal em termos hormonais, portanto, seria não ir muito além dos 40 minutos de treino. Sim, é por isso que quem treina demais se machuca mais, fica doente, etc.Até para exercitar-se, é preciso moderação!1-Chronic resistance training in women potentiates growth hormone in vivo bioactivity: characterization of molecular mass variants. Kraemer, W. J., et. all. Am J Physiol Endocrinol Metab 291:E1177-E1187, 2006. 2-Effects of heavy-resistance training on hormonal response patterns in younger vs. older men.Kraemer, W. J. , et. all. .J. Appl. Physiol. 87(3): 982–992, 1999. 3-Impact of acute exercise intensity on pulsatile growth hormone release in men. C, J. Pritzlaff, et. all. J. Appl. Physiol. 87(2):498-504, 1999.
Por Renato Dutra

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Corpo saudável



Bons hábitos alimentares e exercícios são a base de qualquer boa aparência corporal e também requisitos para se ter uma boa saúde. A mudança de hábitos é, portanto, uma das chaves para se ter um perfil corporal bonito, livre de celulite e gordura localizada.


A recuperação da forma corporal e a correção da celulite são difíceis e dependem de tratamentos estéticos, mas também de exercícios e de boa alimentação.O homem, há muitos milênios, vivia e dependia da selva. Morando em cavernas e, embora adaptando-se ao meio em que vivia, tinha dificuldade para conseguir comida. Ele precisava caçar e procurar frutas e raízes, muitas vezes expondo-se a alterações climáticas que colocavam sua vida em risco.Como não havia meio de guardar, armazenar a comida, o homem vivia em permanente procura de alimento. A natureza criou então, no homem, um reservatório de comida: o tecido gorduroso. Dessa forma, quando a comida era abundante, o homem comia quanto podia e essa energia excedente ficava acumulada no tecido gorduroso. Se os alimentos, abruptamente, faltassem, os que tinham essa reserva acumulada no corpo sobreviveriam até que as condições melhorassem, enquanto que os que não tinham gordura de sobra, pereceriam.No homem moderno este reservatório não é necessário, pois é muito mais prático, eficiente e saudável guardar a comida no armário, na geladeira ou até mesmo no supermercado para consumir quando necessário. Manter reserva exagerada de gordura no corpo é, portanto, um contra-censo que só faz mal à estética e à saúde.Uma dieta saudável é baseada em proteínas e vitaminas naturais, com poucas gorduras e carboidratos (frutas, verduras, carnes brancas, leite desnatado, queijo branco, iogurte, pouco feijão, pouco arroz etc.).A celulite tem causas diversas e não surge apenas por causa do excesso de gordura. O descontrole alimentar, a hereditariedade, a ação hormonal e o sedentarismo são fortes aliados desse tipo de problema.Em relação à hereditariedade e à ação hormonal pouco pode ser feito, no entanto a prática de exercícios, bem como a reeducação alimentar são úteis e fundamentais em qualquer tratamento.Alguns dos tratamentos mais usados pela medicina estética mobilizam as gorduras das áreas em que elas são mais fixas na mulher, mas estas gorduras não devem ser recuperadas por causa do comer em excesso. É claro que o grau de exigência varia para cada caso, mas todas as pessoas que têm celulite ou uma perda da harmonia corporal e pretendem melhorar, precisam fazer uma alteração no seu hábito alimentar.Quando a perda da forma corporal é inicial, exercícios e uma boa alimentação são suficientes para se retornar ao perfil corporal desejado; no entanto, quando uma alteração maior já estiver presente, os tratamentos médicos (terapia intradérmica, eletrolipoforese, drenagem linfática, endermologia, lipoescultura, messoterapia etc.), dependendo da necessidade, precisam ser utilizados.Se esse é o seu caso e você realmente deseja resolver os problemas de gordura localizada, terá que cumprir todas as sessões de tratamentos estabelecidas pelo profissional da área e se reeducar quanto a sua alimentação.Cuidar do corpo não é só uma questão de vaidade, é, antes de tudo, uma atitude de saúde, por que não, preventiva.


fonte: Redaçao do Saúde Informaçoes