sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Gravidez e Exercício Físico


Gravidez e Exercício Físico

Por: Saritta Nápoles(Ginecologista/Obstetra)

Introdução

Os benefícios da prática regular de desporto são bem conhecidos. Algumas preocupações teóricas têm sido levantadas em relação aos efeitos e a segurança da sua prática na gravidez. As informações que habitualmente dispomos são limitadas e muitas vezes contraditórias. A orientação do Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia, umas das maiores autoridades a nível mundial nesta área é a seguinte: “ mulheres grávidas que não tenham complicações médicas ou obstétricas devem realizar exercício moderado durante 30 minutos, na maioria, senão em todos os dias da semana”.

Adaptações fisiológicas da gravidez

Ao longo de toda a gravidez, o corpo da mulher sofre alterações fisiológicas de modo a adaptar-se à sua nova condição. É importante que a grávida as conheça, uma vez que estas irão provocar mudanças na sua capacidade física que vão levar a alterações nos programas de treinamento.

Algumas alterações que ocorrem são as seguintes: aumento do peso, aumento da laxidão articular/ligamentar, aumento da lordose lombar, queda da tensão arterial a partir do 2º trimestre, aumento da produção de insulina que faz com que a glicose fique menos tempo na corrente sanguínea, entre outras.

Quais as vantagens de praticar desporto na gravidez?

A grávida que pratica desporto vai conseguir um melhor controlo de peso, melhor funcionamento intestinal, prevenção dos edemas, melhor tolerância às dores; a prática da actividade física oferece ainda importantes benefícios mentais e emocionais. Colabora na prevenção do aparecimento da diabetes gestacional, de partos traumáticos e acelera o retorno ao estado pré-gestacional.

Existem “riscos” para a mãe e para o bebé?

Para o Bebé:

Até a data, não existe qualquer estudo que relaciona a prática de exercício físico moderado com resultados negativos para o feto. O bom senso deve prevalecer na hora da escolha da actividade praticada, nomeadamente a prática de desporto de contacto.

A mãe:

Na escolha do tipo de actividade física e da intensidade da mesma, devem ser ponderados o grau de preparo físico da gestante antes da gravidez, as modificações que vão ocorrer no organismo materno e até que ponto estas alterações poderão dificultar a sua prática ou aumentarem o risco de lesão.

As actividades que devem ser incentivadas são as aeróbicas (caminhar, bicicleta, natação, p.ex), aumento da resistência muscular e alongamentos. Tudo em grau moderado.

A grávida praticante pode manter o seu treino desde que discutido previamente com o seu médico assistente. A grávida sedentária tem na caminhada uma boa maneira de iniciar uma actividade na gravidez.

Algumas práticas desportivas estão mesmo contra-indicadas na gravidez. São elas: o ski (aquático e na neve), patinação, mergulho, hipismo, ginástica olímpica, levantamento de peso.

Recomendações a seguir

Quando for fazer exercícios, observe as seguintes recomendações:

- depois do 1º trimestre, devem ser evitados os exercícios deitada de costas. Tente substituílos por exercícios em decúbito lateral;

- exercícios vigorosos em ambientes muito quentes devem ser evitados;

- a dor, a falta de ar e o cansaço excessivo podem ser sinais de actividade exagerada;

- não é recomendado permanecer muito tempo em inatividade – mexa-se sempre;

- as roupas devem ser confortáveis e frescas;

- o sutiãn deve oferecer um bom suporte;

- a hidratação deve ser generosa antes e depois de uma sessão de exercícios;

- comer antes e depois de uma sessão de exercícios;

- após uma sessão de exercício o bebé deve mexer pelo menos 2 vezes nos 20-30 minutos a seguir;

Conclusões:

De acordo com as informações disponíveis na literatura científica, podemos concluir que:

É recomendável a mulheres grávidas saudáveis a prática de exercício físico moderado durante 30 minutos, na maioria, senão em todos os dias da semana, uma vez que proporciona inúmeros benefícios para a saúde da mulher e do bebe.

Não existe nenhum tipo específico de exercício que seja recomendado na gravidez. A grávida que já se exercita, deve manter a prática da mesma actividade física. A grávida que não praticava nenhum tipo de desporto antes da gravidez deverá iniciar uma actividade física. Aliás, o período da gravidez é uma fase única para mudanças de comportamento. Assim, se as mulheres forem motivadas para a o exercício durante a gravidez pode ser que o continuem depois desta.

O exercício físico promove uma gravidez mais confortável, diminui o período do trabalho de parto e diminui a necessidade de intervenções obstétrica

Tudo o que envolve a actividade física na gravidez deve estar assente em 3 pilares: o médico, o profissional do desporto que orienta a prática desportiva e o bom senso.

Termino este artigo referindo que a mulher deverá estar preparada para os desafios que as mudanças fisiológicas da gravidez vão oferecer e desfrutar ao máximo a experiência espectacular de estar grávida!

Se quiser ler este artigo na íntegra, vá a www.patua.net (secção vida saudável).