sábado, 16 de outubro de 2010





350.org” em Portugal (Famalicão)

A 350.org é uma organização ecológica internacional que tem como objectivo promover ações de sensibilização para a redução da emissão de gases com efeito estufa e para a prevenção das alterações climáticas.

O dia 10/10/10 foi escolhido para ser o “Dia da Ação Climática”. Ocorreram mais de 7374 iniciativas durante todo o dia espalhadas por mais de 188 países!!! Milhões de pessoas pelo mundo inteiro preocupadas com o futuro do planeta, caminharam pelas ruas, fizeram jardins comunitários, plantaram árvores, instalaram painéis solares nas suas casas, fizeram cartazes, promoveram ações de divulgação e sensibilização... Tudo foi válido para chamar a atenção para o risco real e cada vez maior que existe actualmente responsável pela crise climática.

A Patuá partici pou na manifestação de Famalicão intitulada “Caminhada pelo Clima”. A idéia era juntar o maior número de pessoas numa caminhada pelas ruas centrais da cidade para, junto com a 350.org e com os outros participantes das várias partes do mundo, enviar esta mensagem aos líderes mundiais que se vão reunir no México, em Dezembro, numa cimeira sobre as Alterações Climáticas.

Mas este não foi apenas um dia. Um movimento destes não se constroi com uma só ação. O dia 10/10/10 vai ficar na história, pois algo diferente começa a acontecer no planeta. Uma semente foi plantada no coração daquelas pessoas que participaram nos eventos e ela, para o bem do planeta, vai dar imensos frutos. Tenho certeza.

Parabéns aos organizadores.

Para eventos como este, contem sempre conosco.

“Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo. Na verdade, é a única coisa que o faz”. M. Mead





segunda-feira, 4 de outubro de 2010

domingo, 3 de outubro de 2010

Canyoning



Eu estava muito bem no meu local de trabalho, quando recebo um telefonema de um amigo a fazer-me, mais que um convite, um desafio: fazer canyoning no Gerês. Respondi-lhe mais que depressa que, como eu já lhe tinha dito uma vez, eu tinha medo de andar de canoas pois acho sempre que elas vão virar e eu vou ficar lá em baixo. Depois de rir da minha “ogonorância” ele me explicou “por alto” do que se tratava. Como senti-me desafiada, disse logo que sim e procurei saber o menos possível acerca desta actividade. Resultado: no sábado, lá estava eu para ter uma das melhores experiências da minha vida!

O Canyoning surgiu na década de 70 e, diferente do que a maioria das pessoas pensam, não está limitado ao rapel em cachoeiras. Este esporte vai muito além disso: envolve tudo o que diz respeito a exploração da própria natureza e do ambiente dos canyons e dos rios em garganta.

Caminhamos aproximadamente 45 minutos a subir e a descer por entre as rochas e finalmente chegamos ao “ponto de entrada” no rio Arado. Tudo pronto, todos devidamente equipados – fatos de neoprene, luvas, capacete, cadeirinhas, freio oito, mosquetões... e lá fomos nós.

Primeiro desafio: andar dentro do rio e tentar não dar com o rabo nas rochas. Problema facilmente resolvido quando descobri que podia deitar-me - o fato até ajudava a manter-me a flutuar na agua. Legal. Ainda descansava e curtia toda a natureza à minha volta.

Segundo desafio: saltar de uma altura de +/- 6 metros para dentro de uma piscina natural que mais parecia um desenho multicor. Não pensei muito, senão não ia. Thibum... delícia!

A caminhada molhada continuou até que chegamos, depois de outros tantos saltos ao terceiro desafio – descida de 30 metros!! Nunca olhei para baixo até estar toda equipada e seguramente amarrada para descer – mesmo porque a posição inicial é de costas para o “vazio”. Mas não resisti e dei a primeira espreitadela. Virei logo o rosto e procurei pela possibilidade de sair dali e voltar tudo para tras novamente: impossível! A coisa mais sensata a fazer era mesmo descer. E assim foi. A emoção, obviamente foi enorme. Medo? Não tive tempo para pensar nele. Ia escutando as orientações do meu amigo e procurando segui-las à risca. Depois, foi só soltando os pés e iniciar o rapel.

Seguiram-se outros desafios, todos banhados com uma dose maior ou menor de adrenalina.. Todos vividos com intensidade de quem tem o privilégio de interagir com a natureza de ângulos inusitados.

Desafio cumprido, a sensação é a de ser o super homem, digo, uma super mulher. E uma super mãe pois os meus filhos estavam ali comigo vivendo aquilo tudo que a natureza nos oferecia. Foi imenso o prazer da superação dos obstáculos mas principalmente, a superação pessoal. Filhos para curtir, para mimar, amigos para partilhar. E a melhor parte: as histórias pra contar !!!

Segundo o que o meu amigo falou, o caudal do rio estava extremamente baixo. Serve perfeitamente de “desculpa” para lá voltar.

Assim espero.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Patuá no Fitness Club








Aconteceu no sábado, dia 25/09, no FITNESS CLUB , em Braga, a primeira visita da Patuá a uma academia. O objectivo foi levar os nossos produtos até às pessoas para que estas pudessem ver “ao vivo e a cores” a beleza dos mesmos e sentirem o conforto que proporcionam. E foi muito gratificante poder observar o efeito gostoso que a roupa Patuá provoca nas pessoas.

Uma vez que os nossos produtos só são vendidos por catálogo e “on line” e pelo facto da Patuá ser uma marca nova no mercado, foi importante esse contacto das pessoas com a marca.

Fomos convidados a voltar nos dias 28 e 29 . Obrigado ao Fitness Club pelo convite e oportunidade. Aliás o espaço do Fitness Club é de grande beleza e extremamente agradável. Os professores transbordam simpatia. O professor Dani até já estava a vestir Patuá(foto)! Gostei muito de ver a Ana, grávida, a malhar legal e sem medo. Parabéns, Ana, grande exemplo!

Obrigada Emanuel. Obrigada Cátia.

E o pessoal do Fitness Club, que pretender adquiriros modelos Patuá, é só pedir o catálogo na recepção e fazer a encomenda à professora Cátia. A entrega é super rápida. Podem ver também o catálogo em www.patua.net.

A próxima visita vai ser no Stress Out – Vila do Conde nos dias 04 e 06 de Outubro.

Estaremos disponíveis para novas visitas. Se estiver interessado, entre em contacto conosco no geral@patua.net.